sábado, 11 de maio de 2013

ATIVIDAS COM MATERIAL RECICLADO 2012

Festa do dia das crianças 2012. Iara Silvia de Vasconcelos é professora e trabalhou nesse projeto fazendo a construção de instrumentos musicais, com potinhos reciclados, sementes e grãos que foram espalhados em pratos pelas mesas para as crianças poderem manusear e escolher quais iam utilizar.  Elas montavam e decoravam os próprios instrumentos, que depois eram embalados para presente um a um com muito carinho pela Daniela Viveiros, que ajudou durante toda a festa.

Relato:
Aos poucos me envolvi nesta energia contagiante de ajudar a animar uma festa para crianças carentes, partindo da ideia de outra criança de apenas 4 anos. Me deparei com esta situação e percebi que nada, nunca é à toa ou em vão... Pois bem... Em 1 mês com ajuda dos alunos da escola que trabalho, crianças de 5 anos de idade, de classe social A, consegui arrecadar mais de 1500 potinhos de iogurte. Só precisei contar a eles uma vez o porquê de eu estar juntando potinhos... Uma criança pensa numa festa outras ouvindo esta história, ajudam de maneira fascinante... Potinhos? São apenas copinhos de plásticos descartáveis... lixo!!!  Não!!! Não  parecia isso o que meus alunos ricos pensavam no momento que eles lavavam  estes potinhos com tanto zelo. Eles cuidavam de um tesouro.. Foi assim que as crianças carentes receberam no dia da festa aqueles potinhos... Receberam como um tesouro e era mesmo como se fosse um tesouro passado de criança para criança, como se fosse um segredo de alma infantil. Apenas intermediei crianças de dois mundos diferentes. Então me corrijo... Crianças de mundos diferentes? Carentes? Classe A?? TODAS SÃO CRIANÇAS IGUALMENTE, SEM DIVISÕES! Enfim entendi o recado... O tesouro tratava-se de eu poder fazer uma comunicação da verdadeira riqueza, do verdadeiro valor das coisas... Crianças são na verdade, o que nós somos, porém nosso corpo se transformou e nossa mente se poluiu. Ao estar ao lado delas, posso lembrar o verdadeiro sentido da vida. Por que um carro pode ser mais valioso que um pote? Posso me lembrar de quem sou realmente e o quanto minhas caixinhas de fósforo eram preciosas para fazer meu trenzinho na minha infância, enquanto testemunhava discussões em família, ficava triste porque ninguém percebia o quão lindo era meu trem. Eles não entendiam nada, os adultos! Ao estar junto de todas estas crianças, quem recebeu o presente fui eu, de poder fazer parte desta alegria e perceber que estas crianças são tão felizes pelo o que consideramos tão pouco. O pouco é uma questão de ponto de vista, assim como o valor material das coisas. "Um feriado perdido". Ouvi de algumas pessoas que me rodeiam... "você precisa descansar", outras disseram... Não, não foi perdido e posso dizer que neste dia meu espírito descansou das maldades que vivemos a cada dia. Neste dia consegui reunir as minhas duas crianças prediletas, as pessoas  que mais amo em minha vida... Meus filhos..  Que são quase adultos, mas são minhas crianças. Eles estavam lá, se dedicando, felizes e sorrindo! Consegui reunir a família...  isso é inédito, um momento raro... A festa foi para as crianças? Acredito que foi de crianças para adultos! Agradeço a Deus por ter permitido que eu participasse de um mundo puro e precioso! Iara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário